Em agosto de 2007, o Instituto de Informática da UFRGS assinou o Acordo Universitário de Licença do Programa de Software com a empresa americana Cadence Design Systems, tendo acesso às principais ferramentas de EDA da indústria. Desde então, as ferramentas de EDA da Cadence foram incorporadas em disciplinas e pesquisas de fluxo de projetos.

Disciplinas

  • INF01185 - Concepção de Circuitos Integrados I (VLSI Design I):transistores, dispositivos de semicondutores e portas lógicas. Processo de fabricação. Regras e metodologia de projetos. Construção de blocos aritméticos, registros, PLA e ROM. Estruturas de teste.
  • INF01194 - Concepção de Circuitos Integrados II (VLSI Design II): projeto de circuitos integrados; datapath e controle; organização de CIs e comparação de diferentes soluções. Projetando um CI: especificação, validação, implementação, verificação e teste.
  • MIC02 - Concepção de Circuitos Integrados em Alta Escala (VLSI Design): Níveis abstratos. Transistores, dispositivos semicondutores, portas lógicas. Combinação de lógica de CMOS. Processo de fabricação. Regras de projetos e regras elétricas. Escala. Projeto lógico estático e dinâmico. Estilos de leiaute. Blocos seqüenciais, metodologias de projeto e ferramentas de projeto. Construção de blocos aritméticos, registros, PLA e ROM. Estruturas de teste.
  • INF01175 - Sistemas Digitais: Computador visto como um sistema digital. Unidades operacionais e de controle. Estruturas de controle, microprogramas de "hardwired" e PLA, etc. Sistemas sincrônicos e assíncronos, comunicação entre sistemas. Estudo de caso (controle) : "carry look-ahead" pausa em multi- entrada/saída, etc.

 

Suporte & Manutenção


O ambiente de EDA do Instituto de Informática (UFRGS) tem o suporte do NSCAD.

Última atualização: 22 de Fevereiro de 2017.


*Cadence is a registered trademark of Cadence Design Systems, Inc., 2655 Seely Avenue, San Jose, CA 95134.

.